Sertãozinho passa a contar com profissionais do Hospital das Clínicas na área de Ortopedia

Sertãozinho passa a contar com profissionais do Hospital das Clínicas na área de Ortopedia
15/05/2019

Você sabia que o município de Sertãozinho, através da Irmandade da Santa Casa é credenciado como referência regional em Ortopedia e Traumatologia de Alta Complexidade desde 2009? Ou seja: há exatos 10 anos, nossa cidade foi credenciada pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII – Ribeirão Preto), como referência para cirurgias nas duas áreas, para 8 municípios que compõem o chamado “Horizonte Verde”, além de Sertãozinho: Barrinha, Dumont, Jaboticabal, Guariba, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal e Pradópolis.

            A boa notícia é que esse trabalho, consolidado e bem conceituado na área, deve ser aprimorado ainda mais, já a partir de segunda-feira, dia 13 – data em que a equipe do Departamento de Ortopedia do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, assumirá atendimentos ambulatoriais, emergenciais e cirurgias eletivas, sendo essas duas últimas modalidades, por meio da Santa Casa. “Após um período de negociação, em que a Secretaria Municipal de Saúde e a Irmandade da Santa propuseram melhorias para a equipe que vinha prestando serviços nas áres de Ortopedia e Traumatologia, seus representantes optaram pela não renovação do contrato. Dessa forma, a Secretaria de Saúde e a Santa Casa fizeram contato com o Departamento de Ortopedia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, buscando profissionais que tivessem interesse em trabalhar aqui no município”, explica a secretária municipal de Saúde, Angélica Lazarini.

A transição ocorrerá em todo o serviço, tanto no Ambulatório de Ortopedia “Sertanina Bononi Paschoal”, quanto na Santa Casa. E aqui entra uma novidade: a nova equipe irá absorver toda a demanda da anterior, e também criará novos serviços e fluxos, como por exemplo, o ambulatório de dores crônicas, que visa atender síndromes dolorosas complexas e dores somáticas não cirúrgicas. “Acreditamos que será um ganho muito importante para nossa população, pois  os profissionais e o formato de atendimento seguirão os mesmos protocolos do Hospital das Clínicas, que é referência nacional em Ortopedia”, ressalta Angélica.

            É importante destacar que, a transição não acarretará prejuízos para o município, sendo que a nova equipe iniciará os atendimentos tendo como primeiro objetivo absorver os retornos e tratamentos já iniciados. “Todos os pacientes que possuem retorno serão avisados por SMS ou ligação telefônica, caso haja alguma alteração de agenda. Os demais (consultas) serão atendidos nos mesmos dias e horários”, informa o diretor do Departamento de Planejamento, Avaliação e Controle da Secretaria de Saúde, Renan Ramos Urizzi.

            E a secretária Angélica Lazarini completa: “para os pacientes que já aguardam agendamento de primeira consulta, nossa proposta para a nova equipe é que seja realizado um mutirão, de modo que possamos minimizar a espera”.

O Ambulatório de Ortopedia do município realizou, no ano passado, 16.705 consultas - média que ultrapassa 1.300 consultas por mês -, e mais de 400 procedimentos, entre imobilizações, curativos e retiradas de fio ou pino intra-ósseo, e a proposta atual é de que esses números aumentem. (Departamento de Comunicação PMS)

LEGENDA: Profissionais do Hospital das Clínicas passam a atender no Ambulatório de Ortopedia do Município, a partir de segunda-feira, dia 13

FOTO: ANA C. FANTIN