Secretaria de Cultura e Turismo realiza Mapeamento Cultural

Secretaria de Cultura e Turismo realiza Mapeamento Cultural
27/07/2020

Devido à pandemia de COVID-19, o setor cultural é um dos que vêm sofrendo mais impacto na área econômica. Com o distanciamento social, tão necessário para a prevenção da doença, as atividades culturais foram umas das primeiras a serem interrompidas e, assim, muitos artistas e trabalhadores da cultura tiveram sua realidade e cotidiano totalmente alterados.

Reconhecendo essa situação, nesse momento, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Sertãozinho está realizando o Mapeamento Cultural 2020, a fim de identificar trabalhadores da cultura e espaços culturais no município e, também, como de fato foram impactados pela pandemia, evidenciando, assim, as atuais e reais condições e necessidades do Setor.

Esse mapeamento está sendo realizado através do preenchimento de dois formulários: um destinado a artistas e trabalhadores da cultura residentes em Sertãozinho e Cruz das Posses; e outro para espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias localizadas no município e no distrito. Ambos os formulários estão disponíveis para preenchimento online.

Compreendem-se como espaços culturais todos aqueles organizados e mantidos por pessoas, organizações da sociedade civil, empresas culturais, organizações culturais comunitárias, cooperativas com finalidade cultural e instituições culturais, com ou sem fins lucrativos, que sejam dedicados a realizar atividades artísticas e culturais. E trabalhadores e trabalhadoras da cultura são as pessoas que participam de cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais, inclusive aqueles que trabalham em espaços culturais.

Clique aqui para preencher o formulário destinado a trabalhadores da cultura: https://forms.gle/DrYWBMmgQuFN5vNo8

Clique aqui para preencher o formulário voltado para espaços culturais: https://forms.gle/2PAxMcnnEHjFMMPg8 

Caso você, trabalhador da cultura ou representante de um espaço cultural, não possua acesso à Internet para preenchimento dos questionários, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo disponibilizará atendimento para preenchimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 09h às 13h, na Praça Mané Gaiola, junto ao Museu da Cidade. Para tanto será obrigatório o uso de máscara e distanciamento mínimo de 1 metro e meio entre os participantes. Também pedimos para que cada participante leve e utilize sua própria caneta esferográfica nas cores preta ou azul.

É importante reforçar que o preenchimento dos formulários não significa automática inscrição em nenhum programa, chamamento ou edital de recebimento de recursos. Ainda assim, é extremamente prioritário para que ações e medidas emergenciais relativas a políticas públicas venham ser adotadas com maior precisão e assertividade. Além disso, todas as informações recebidas são sigilosas e serão de uso exclusivo da Prefeitura de Sertãozinho para fins de mapeamento.
 
Contamos com vocês para que através da união de esforços possamos identificar, reconhecer, e atuar de forma a respeitar e auxiliar o Setor Cultural como um todo, neste momento, em nosso município. (Departamento de Comunicação PMS)

LEGENDA: Artesãos estão entre o segmento de artistas que podem preencher o Mapeamento Cultural 2020
Foto: Carol Fantin