SAÚDE ANIMAL - Vamos falar sobre os benefícios da castração de cães e gatos?

O cachorrinho Lipe, um dos animais atendidos pelo Programa de Castração de Baixo Custo em 2017
10/01/2018

Que tal iniciar 2018 cuidando da saúde do seu animal de estimação, através da castração?

A castração ou esterilização está indicada para cães e gatos, machos e fêmeas, a partir dos cinco meses de vida. Dentre os principais benefícios do procedimento, destacam-se:

 

- A diminuição da prevalência de doenças em machos e fêmeas, pois a castração precoce aumenta a expectativa de vida do animal e previne o aparecimento de neoplasias (câncer) nas mamas, útero e próstata;

 

- Redução da agressividade e agitação, e do hábito de urinar pela casa, já que os machos castrados deixam de produzir o hormônio testosterona, que é um dos fatores responsáveis pelo comportamento agressivo e pelo hábito de urinar em todos os locais, para marcar território;

 

- A eliminação dos cios nas fêmeas e diminuição dos riscos de fugas para acasalamento;

 

- O fim das crias indesejadas e, consequentemente, a diminuição de animais abandonados nas ruas.

 

A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Controle de Zoonoses, incentiva a castração de cães e gatos, oferecendo à população os Programas de Castração de Baixo Custo e Sem Custo.

A primeira modalidade (Baixo Custo) está disponível para toda a população de Sertãozinho e Cruz das Posses, independente da renda do proprietário do animal. Para aderir ao Programa de Castração de “Baixo Custo”, o munícipe deve comparecer ao Núcleo de Controle de Zoonoses portando uma cópia do RG, CPF e comprovante de residência. A taxa de R$ 75 deve ser paga na clínica veterinária responsável por realizar a cirurgia, que é definida sequencialmente, conforme controle do órgão. “Essa modalidade é muito incentivadora do ponto de vista econômico e técnico, já que a cirurgia é feita em clínicas particulares devidamente credenciadas junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária”, pontua a coordenadora do Núcleo de Zoonoses, a médica veterinária Marília Rosa Rodrigues.

Já para participar da modalidade “Sem Custo”, além dos documentos já mencionados, o cidadão também precisa apresentar uma cópia do comprovante de baixa renda em seu nome, como o extrato do Programa “Bolsa Família”, por exemplo.

Vale lembrar que, o Programa conta com cinco estabelecimentos sertanezinos conveniados: Clínica Veterinária Zoocenter, Hospital Veterinário “Dr. Fernando Morata”, Mascote Pet Shop e Clínica Veterinária, Planeta Animal e Clínica Veterinária 4 Patas.   

Angélica Rosa, moradora do Jardim Jamaica, em Sertãozinho, adora gatos e já castrou três fêmeas, através do Programa de Castração de Baixo Custo. “Tive experiências com duas das clínicas conveniadas, e os atendimentos foram ótimos, desde o cadastro, passando pela cirurgia e o pós-operatório. Tenho uma quarta gatinha para castrar e, com certeza, vou recorrer ao Programa”, contou.

A jovem Lorena Victória Rodrigues, que reside no Jardim Grande Aliança, também utilizou o serviço. “Quando eu e minha mãe decidimos castrar meu cachorro, Lipe, estávamos muito inseguras. Mas, assim que chegamos à clínica, fomos orientadas e o veterinário explicou todo o procedimento; assim, nos sentimos mais seguras. A cirurgia do Lipe não foi demorada. No mesmo dia ele veio para casa e já estava muito bem. Não demorou muito para ele voltar a correr e brincar com os irmãos. E com toda certeza, indico a castração a todos os proprietários de animais”, declarou.

Vale destacar que, só em 2017, os programas oferecidos pelo Núcleo de Controle de Zoonoses realizaram 1.200 castrações de cães e gatos, para moradores de Sertãozinho e Cruz das Posses.

O Núcleo de Controle de Zoonoses está localizado à avenida José Ferreira dos Reis, 890 – Jardim Itapuã, e atende, para realização dos cadastros, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Dúvidas e outras informações: 3945-5369. (Assessoria de Comunicação PMS)