Primeiro debate à Prefeitura de Sertãozinho teve três candidatos

Primeiro debate à Prefeitura de Sertãozinho teve três candidatos
09/11/2020

Três candidatos à prefeitura de Sertãozinho participaram na noite desta quinta-feira (5) de um debate na STZ TV. O debate, o primeiro da realizado pela 'TV de Sertãozinho', durou 2h30.
Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento não contou com plateia. Os candidatos puderam trazer apenas dois convidados cada um e que tiveram que permanecer de máscara o tempo todo dentro da redação da emissora.
Foram convidados para participar do debate os quatro candidatos ao pleito deste ano. Uma reunião com os representantes das coligações foi realizada no dia 19 de outubro e definiu as regras do encontro. Estiveram presentes na sede da STZ TV, por ordem alfabética, os candidatos, Dr Claudinei Luis (PSL), Ederli Batista (PT) e Niltinho (CIDADANIA). Apenas o candidato Dr Wilsinho (PSDB) não esteve presente.
“Para a gente foi muito importante esse debate até porque somos uma Fundação e estamos no ar há mais de 10 anos", explicou a diretora da STZ TV, Rita Tonielo.
"Nunca foi realizado um debate e eu faço parte da diretoria. Aqui agimos sempre com muita democracia. Para mim o que eu mais quero é que todos participem com empatia, respeito, tendo o seu direito de fala. Então, nós convocamos uma reunião, que foi muito rápida - em duas semanas - fizemos esse debate de acordo com o que todos os candidatos presentes aceitaram. Fizemos uma ata no dia e vieram todos representantes. A maioria assinou e concordou", frisa.
"Eu como uma apaixonada por telecomunicação, tv rádio, não teria como deixar de realizar um debate com os candidatos de nossa cidade. Isso é um orgulho para a gente. Precisamos conhecer as pessoas, conhecer mais a política e a TV serve para isso - mostrar a proposta de cada um", ressalta. "Agradeço a presença de todos os candidatos e o respeito com a STZ, porque a gente fez o convite e ficamos chateados também quando não o aceitam. Parabéns a todos os envolvidos, à equipe de produção que está por trás, eu acho que foi um sucesso”, finaliza.

O debate foi dividido em quatro blocos:

Durante o encontro, os candidatos apresentaram propostas para a população sobre saúde, educação, moradia, segurança, desenvolvimento econômico, emprego, esporte, meio ambiente, social e cultura.
O primeiro bloco, contou com três urnas, sendo que na urna 01 e 02 estavam os nomes dos candidatos participantes e na urna 03 os temas pré-definidos para as perguntas.
Neste bloco, a mediadora fez o sorteio de um candidato da urna 01 e o sorteado se valeu da urna 02 para sortear o candidato a ser questionado, com o tema escolhido pelo sorteio da cédula retirada da urna 03. Por conta da falta de um dos participantes, uma regra adicional foi acordada pelos participantes. A cada sorteio que saísse o nome do candidato "Dr Wilsinho", este sorteio seria realizado novamente, para não deixar nenhum candidato sem perguntar ou responder.
As perguntas tiveram um limite de 30 segundos, as respostas 2 minutos, a réplica 1 minuto e a tréplica 30 segundos.
O segundo bloco foi parecido com o primeiro com a diferença em relação ao tema que não foi sorteado, ficando a livre escolha do questionador.
O terceiro bloco foi de enfrentamento. O candidato sorteado escolheu à direcionar a sua pergunta. O candidato que respondeu fez a sua pergunta para o próximo entrevistado e assim sucessivamente.
O quarto bloco foi de considerações finais, e cada candidato pode falar diretamente com o público pelo tempo de dois minutos.
Veja o que disse cada candidato, em ordem alfabética, sobre o Debate realizado pela STZ TV:

DR CLAUDINEI LUIS (PSL)

"Parabéns a STZ por fazer esse trabalho democrático. eu creio que a audiência Deve estar muito grande com relação a esse debate direcionado a nossa cidade e o Distrito de Cruz das Posses"

EDERLI BATISTA (PT)

"Toda a construção da sociedade onde da oportunidade de fala de posicionamento para os enfrentamentos das ideias contrárias tanto na política como na visão do mundo ideológico é importante. Quero agradecer vocês pela disponibilidade do espaço e pela organização e que isso construa sempre na sociedade de Sertãozinho novos debates inclusive em outras áreas não só eleição municipal para o cidadão se conscientizar do que vem acontecendo de melhor na nossa cidade"

NILTINHO (CIDADANIA)

"Uma estrutura muito boa aqui na STZ TV, respeitando todos os protocolos da pandemia da Covid-19. Parabenizar os participantes o Ederli e o Dr Claudinei que aceitaram vir aqui discutir propostas, discutir tudo que é importante para a cidade de Sertãozinho e para Cruz das Posses. Acho que é um momento único, momento democrático que a população tem para conhecer os candidatos agora é o momento de falar de eleição, pois nós vamos escolher Prefeito, vice-prefeito e também os vereadores. Então, acho que é um momento importante, pois a população tá em casa acompanhando, então eu tenho certeza que quem veio ao debate tem essa responsabilidade", finalizou Niltinho.