Prefeitura de Sertãozinho recebe propostas de projetos culturais e oficinas de artes em fevereiro

10/02/2020

 

            Sertãozinho tem muitos profissionais e empresas que atuam na área cultural e/ou artística. Se você se enquadra nesse aspecto e possui um projeto que gostaria de colocar em prática, tem agora a oportunidade de realizar esse objetivo! A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está recebendo propostas para o Banco de Projetos do município (inscrições até o dia 13 de fevereiro) e para o PROVAR – Programa de Valorização do Artista (inscrições até o dia 26).

A principal diferença entre os dois é que o PROVAR é destinado a projetos enviados por pessoas físicas e o Banco de Projetos contempla propostas de pessoas jurídicas. “Outro ponto a evidenciar-se, tange ao fato do PROVAR culminar em uma premiação financeira a cada artista contemplado, dividida em 03 (três) parcelas. No Banco de Projetos, por sua vez, o artista emite, através de sua empresa, uma nota fiscal de prestação de serviços pelas ações desenvolvidas, para assim receber o aporte financeiro acordado”, o diretor de cultura da pasta, Bruno Perticarrari. O financiamento, em ambos os editais, pode atingir o valor máximo de R$ 6.000,00.

Enquanto no PROVAR são recepcionados e selecionados projetos em diversos segmentos culturais e artísticos, conforme edital pertinente, o Banco de Projetos destina-se a oficinas ofertadas de forma gratuita à população. As propostas inscritas passarão pela avaliação de uma Comissão coordenada pelo Departamento de Desenvolvimento Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo.

“Tanto o PROVAR, quanto o Banco de Projetos, foram especialmente desenvolvidos como forma de otimizar a acessibilidade à cultura em nosso município, valorizando, ainda, os artistas conterrâneos”, comenta o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Adilson dos Santos. E completa: “os dois editais são de extrema importância, pois provocam um impacto cultural imensurável em nosso município, visto que possibilitam ações que vão desde a publicação de livros, abrangendo ainda o cenário de expansão musical em suas diversas vertentes, o teatro, a contação de histórias, o desenho, a pintura, a cultura circense, o artesanato, as danças e diversas outras manifestações artísticas primordiais para o estabelecimento da cultura também como fonte de economia criativa, lazer e qualidade de vida”.

Os projetos selecionados serão realizados durante o ano de 2020, no município de Sertãozinho e no Distrito de Cruz das Posses.

As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente na Secretaria de Cultura e Turismo, situada na Rua Sebastião Sampaio, 1489 - Centro. Os editais completos destes chamamentos públicos podem ser conferidos na edição nº 99 do Diário Oficial do Município, de 29 de janeiro de 2020, que está disponível no site: www.sertaozinho.sp.gov.br. (Departamento de Comunicação PMS) 

 

LEGENDA: Prazo para pessoas jurídicas enviarem propostas para o Banco de Projetos termina no dia 13 de fevereiro. E pessoas físicas terão até o dia 26 para enviarem propostas ao PROVAR