Parceria da Guarda Civil Municipal com a Polícia Militar faz de Sertãozinho uma cidade cada vez mais segura

Parceria da Guarda Civil Municipal com a Polícia Militar faz de Sertãozinho uma cidade cada vez mais segura
13/08/2019

A criminalidade está em queda em Sertãozinho nos últimos sete anos. É o que mostram as estatísticas da Secretaria Estadual de Segurança Pública apresentadas no último dia 02, durante encontro na sede do 43º Batalhão da Polícia Militar do Interior, que reuniu integrantes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, com a intenção de discutirem estratégias de trabalho em conjunto.

Os dados apresentados comparam os índices de homicídios, furtos, roubos, roubos de veículos e furtos de veículos nos primeiros seis meses dos anos de 2012 a 2019. Somente em relação aos roubos, houve uma redução de mais de 70% nos últimos sete anos: foram 241 ocorrências no primeiro semestre de 2012 contra 68 no primeiro semestre de 2019.

“Diante dos dados apresentados, fica claro que os roubos estão numa queda acentuada. O que é muito importante, pois são crimes graves realizados com violência”, declara o secretário de Segurança Pública e Trânsito João Batista de Camargo Júnior.

“Também houve uma queda nos homicídios de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. E, apesar de ter aumentado a quantidade de furtos de veículos, o índice tem se mantido estável desde 2015”, anuncia Camargo. O secretário informa ainda que, na semana passada foi feita a prisão em flagrante de uma quadrilha de desmanche de veículos, com cinco integrantes. “Em julho já houve uma redução significativa de furtos e roubos de veículos. E a prisão dessa quadrilha pode refletir positivamente na queda dessas modalidades de crimes em nosso município”, completa.

Os dados completos podem ser acessados diretamente no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado: www.ssp.sp.gov.br.

É importante enfatizar que essa realidade é fruto de um trabalho integrado entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Além das reuniões semanais para a discussão de estratégias e novas operações, as duas polícias têm agido conjuntamente na Operação Sertãozinho Mais Segura, um trabalho preventivo que aumenta o policiamento nos locais com maior incidência de crimes: uma vez por semana, além das viaturas que já estão em serviço, há a intensificação do policiamento com 4 viaturas da PM e 10 policiais militares juntamente com outras 4 da GCM e mais 10 guardas civis divididos em quatro pontos mais críticos do município.

“Essa parceria entre a GCM e a PM tem acontecido de modo mais efetivo desde fevereiro desse ano, com a chegada do Comandante Wellington, que abriu mais as portas para a Secretaria de Segurança Pública do Município”, diz o Major da PM, Rafael Jerônimo de Melo. “Fazemos um estudo online dos locais onde a cidade tem mais necessidade de segurança, através dos recursos da nossa sala de análise geocriminal e monitoramento”, explica o Major, que complementa: “a partir daí, desenvolvemos todas as ações conjuntamente. Antes, isso não acontecia. Os resultados já estão sendo colhidos e tendem a melhorar”.

 

Com o intuito de deixar Sertãozinho uma cidade ainda mais segura, o secretário Camargo antecipa que, há a possibilidade de ampliar o sistema de monitoramento por câmeras no município. “Há um estudo que contemplaria as avenidas e as entradas da cidade em locais estratégicos, como as avenidas Affonso Trigo, Antônio Paschoal e Nossa Senhora Aparecida. Para isso, estamos buscando recursos federais para implantar essa nova etapa”, declara o secretário.

Atlas da Violência

No início dessa semana, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou o relatório “Atlas da Violência” de 2019, que detalha o nível de violência nas 310 cidades médias e grandes do Brasil, de acordo com dados de 2017. Sertãozinho é a 20ª cidade menos violenta do Brasil, entre aquelas com mais de 100 mil habitantes. Como os índices de criminalidade de 2019 estão melhores que os de 2017, espera-se um posicionamento ainda melhor nas próximas edições.  (Departamento de Comunicação PMS)