Para onde vão os votos brancos e nulos?

Para onde vão os votos brancos e nulos?
09/11/2020

Você sabe a diferença de voto nulo ou branco?

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 15 de novembro. Apesar do voto ser obrigatório no Brasil, o eleitor tem a opção de não opinar.
Mesmo assim ele deve comparecer à urna ou então justificar a ausência. O voto em branco é quando o eleitor não tem preferência por nenhum candidato. Neste caso, ele deve apertar na urna eletrônica a tecla branco e depois a tecla confirma.
Já o voto nulo é quando o eleitor quer anular a sua opção de voto. Neste caso ele precisa digitar um número inexistente na urna, como 00, no caso de prefeito ou cinco vezes o zero no caso de vereador.
Vale lembrar que o voto branco ou nulo não vão para nenhum candidato. Ambos os votos não são considerados para nenhuma forma de desempate.
Hoje, vence quem tem a maioria dos votos válidos, que são aqueles regulares feitos no dia da votação. Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral colocou uma série de regras para o dia votação, por conta da pandemia. O uso de máscara, por exemplo, será obrigatório. (Com informações do BR Mais News)