MOVA-SE BEM - Mudanças no transporte público de Sertãozinho começam no dia 10

Novos itinerários entram em operação em Sertãozinho a partir do dia 10 de março
11/03/2019

Se você usa o sistema de transporte público, certamente já deve estar sabendo das importantes mudanças que acontecerão a partir do dia 10 de março. Entre as novidades, estão a implantação do Bilhete Eletrônico (mecanismo de integração), a construção de novos pontos cobertos e o monitoramento dos ônibus e de seu trajeto com câmeras e sensores diversos. Além disso, haverá o aumento no número de linhas (de 7 para 11), com alterações nos itinerários, locais de embarque e desembarque dos passageiros, e mais horários à disposição da população.

 “Essas alterações visam a melhoria na oferta, qualidade e rapidez para os usuários”, afirma o secretário de Segurança Pública e Trânsito do município, João Batista de Camargo Júnior.

Os itinerários de todas as linhas já existentes foram revistos e modificados, visando à melhoria da mobilidade dos usuários do transporte público de Sertãozinho, no que tange à oferta de horários, qualidade do transporte e rapidez no trajeto. “Com esse objetivo de otimizar as viagens, algumas linhas de maior movimento serão desmembradas. Assim, com o itinerário mais curto, o trajeto passa a ser mais rápido e a oferta de horários fica maior”, explica Marister Rodrigues Godinho Lopes, Chefe de Seção de Transportes Coletivos e Credenciados.

Uma novidade é a criação de linhas que atendem bairros antes não contemplados, como Distrito Industrial e Vila Garcia, por exemplo, que passarão a receber a linha 04.

São muitas mudanças nos itinerários e locais dos pontos. O secretário João Batista de Camargo Júnior, porém, tranquiliza a população. “Já estão disponíveis, no site da prefeitura e na página do Facebook, informativos constando todos os itinerários e novos pontos. Então, o munícipe deverá ficar atento a esse material de divulgação, pois alguns nomes de linhas antigas serão mantidos, mas o trajeto não será o mesmo”.

O acesso aos ônibus será através de um cartão magnético que deverá ser previamente carregado com créditos em reais. “O cartão traz praticidade, segurança e conforto para o usuário do transporte público, pois, ao realizar a carga de créditos no cartão, a pessoa não precisa se preocupar em levar o dinheiro da passagem”, explica Marister. Outra vantagem será a possibilidade de fazer a integração entre linhas sequenciais no período de duas horas, pagando apenas uma tarifa.

O cartão de transporte está sendo feito desde setembro de 2018, no Terminal Urbano. O serviço, que é gratuito, foi realizado por categorias, para evitar aglomerações. Atualmente, já estão sendo feitos os cartões para a população em geral, que paga o valor integral da passagem (R$ 3,70). É só levar originais e cópias simples de documento com foto com número de RG e CPF e comprovante de residência. Se você for idoso, aposentado, estudante ou pessoa com deficiência, basta entrar em contato com o Terminal Urbano para se informar sobre quais são os documentos necessários. O cartão fica pronto na hora, exceto para a categoria Especial, que necessita de perícia médica antes da emissão.

O carregamento de créditos também será feito no Terminal Urbano. Lembrando que, a população deverá se programar para fazer seus cartões e realizar as recargas antes da implantação do novo sistema, no dia 10 de março.

O Terminal Urbano de Sertãozinho fica localizado à rua Sebastião Sampaio, 1.051 - Centro. O telefone é 3524-2675. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 à 17h30, e aos sábados das 7h30 às 11h. Não haverá expediente na terça-feira de carnaval, 5 de março. (Departamento de Comunicação PMS)