Mesa-redonda discute Tecnologia Agroindustrial em evento do Supera

Mesa-redonda discute Tecnologia Agroindustrial em evento do Supera
22/04/2015

Em comemoração ao 1º ano de fundação do Supera – Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, o diretor técnico do CEISE Br, Paulo Gallo, foi convidado para participar de uma mesa-redonda no Workshop "Novas tecnologias para o setor agroindustrial", na última segunda-feira, 13, na sede do projeto, juntamente com Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque; Marcos Matos, diretor da ABAG Ribeirão Preto; e Flaviane Castilho de Araújo, gestora do Agronegócios do SEBRAE-SP de Ribeirão Preto.

Para Gallo, o grande gargalo da área industrial do setor sucroenergético é a ausência de políticas públicas. “A indústria não possui linhas de crédito específicas para investimento em novas tecnologias”, frisou. Ainda segundo ele, “nossa tecnologia está atrasada, porque o Brasil tem vergonha de copiar o que dá certo”, fazendo referência aos cases tecnológicos internacionais de sucesso.

Marcos Matos, da ABAG, mencionou a problemática do aumento dos custos de produção, enquanto que a performance tecnológica não acompanhou as mudanças do mercado. De acordo com ele, as questões trabalhista e tributária do país pesam muito, o que acaba impactando nas estratégias de desenvolvimento das empresas, inclusive na hora de investir em tecnologias.

A gestora Flaviane Castilho de Araújo explicou que o projeto Agronegócios do SEBRAE visa unir, dentro do setor, as vertentes tecnologia, mercado e gestão, além de trabalhar para viabilizar ações de acordo com o cenário do mercado.

Finalizando a mesa redonda, Eduardo Cicconi destacou que o Supera funciona como uma aliança de estratégia industrial, e que o parque também está aberto para trabalhar pelo desenvolvimento do campo da exportação das empresas.

O workshop ainda contou com apresentações de empresas do Supera Incubadora, além de uma palestra sobre Automação Industrial, ministrada por Márcio Venturelli, gerente de Novos Negócios e Tecnologia na DLG Automação Industrial, empresa associada ao CEISE Br.(Assessoria de Imprensa CEISE Br)