MAIS AMPLA - Obras do SENAI Sertãozinho são entregues

O presidente da Fiesp e do SENAI-SP, Paulo Skaf, esteve em Sertãozinho e falou dos investimentos feitos na unidade do SENAI local
27/11/2017

Da Redação

 

Foi entregue no final da tarde de ontem, 24, as obras da Escola SENAI Ettore Zanini, o ‘SENAI de Sertãozinho’. A cerimônia, que contou com a presença do presidente da Fiesp e do SENAI-SP, Paulo Skaf, e outras autoridades, apresentou os investimentos realizados na unidade nos últimos anos, que somam R$ 47,3 milhões.

O SENAI Sertãozinho possui agora 9 mil metros de área construída, mais do que três vezes em relação à área anterior, além de 12 salas de aula e 16 laboratórios: Pneumática e Hidráulica, Metrologia, Informática - CAD/CAM e Eletricidade. Além desses, que foram atualizados, a escola ganhou os novos laboratórios de Informática, Eletrônica/Comados,

Instrumentação 1, Instrumentação 2, Automação de Processos, Controle de Processos, Simulação de Processos, Fenômenos de Transporte, Química Geral, Química Via Úmida - incluindo Cromatografia e Espectrofotometria, Controle de Qualidade e de

Microbiologia.

O espaço agora conta com três novas oficinas (Caldeiraria, Manutenção Eletromecânica e Instrumentação) e as outras cinco que já existiam receberam atualização tecnológica: Mecânica - Tornearia, Mecânica - Fresagem, Mecânica - Ajustagem, CNC e Solda.

Para atender o setor sucroenergético, a escola ganhou nova área - a Unidade Piloto de Produção de Etanol, que conta com os setores de Fermentação, Destilaria, Utilidades - Caldeira e tratamento de água, Centro de Operação e a Central de Comando de Motores.

 

UNIDADE DE PRODUÇÃO DE ETANOL

 

A escola passa a contar com importante recurso para o atendimento das demandas de serviços educacionais de todas as áreas tecnológicas da unidade e prestação de serviços para as empresas do setor sucroalcooleiro, com a possibilidade de realizar desenvolvimento e testes de produtos. A Unidade Piloto de Produção de Etanol (UPPE) tem capacidade de produção de 1.056 litros por dia de etanol, ocupa cerca de 500 m² e está equipada com recursos tecnológicos de alto nível. A UPPE permite a realização de diversas pesquisas, simulações e análises. Conta com mais de 130 pontos de medição e diversos encaminhamentos de tubulações que podem ser configurados por meio de mais de 270 válvulas, que permitem diversos arranjos produtivos dentre os equipamentos, que incluem dornas, tanques, centrífuga, colunas de destilação, trocadores de calor, evaporadores, torre de resfriamento e caldeira, entre outros.

É importante destacar que, o SENAI de Sertãozinho,oferece ensino profissionalizante em nível técnico para os cursos de Automação e Química. Também oferece formação nas modalidades de Aprendizagem Industrial para os cursos de Operador de Processos Químicos

Industriais, Instrumentista Montador, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Mecânico de Manutenção, Caldeireiro, Soldador, Mecânico de Usinagem, Almoxarife e Assistente Administrativo.

Em 2016 a escola realizou 1.783 matrículas em todas as modalidades de ensino profissionalizante disponíveis. (Com informações da Assessoria de Imprensa SESI-SP e SENAI-SP / FIESP)