Junho será o mês da prevenção ao uso de drogas em Sertãozinho

Junho será o mês da prevenção ao uso de drogas em Sertãozinho
04/06/2019

O dia 26 de junho é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas. Por isso, durante todo esse mês, o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMUD), com o respaldo da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promoverá ações de conscientização e prevenção sobre o uso de entorpecentes.

“As primeiras ações acontecerão de 3 a 19 de junho, com palestras, rodas de conversa e concurso cultural de frases em escolas das redes estadual e municipal”, conta Luiz Carlos Alves Agranito Junior, presidente do Conselho. O foco serão os alunos do 9º ano das escolas estaduais “Ferrúcio Chiaratti”, “Maria C. Rodrigues S. Magon”, “Edith Silveira Dalmaso” e “Dr. Isaías José Ferreira”; e alunos do 8º ano das EMEFs “Prefeita Maria Neli Mussa Tonielo” e “Profª Marilena Arantes Meneghini” (CAIC), atendendo um total de 562 estudantes.

“Além dessas atividades, será realizada, de 24 a 29 de junho, a 1ª Semana Mundial de Combate às Drogas em nossa cidade, com diversos eventos que envolverão toda a população, como exibição e debates sobre filmes, bate-papos e um sarau”, acrescenta Agranito.

O destaque é para a palestra “O que você não sabe ainda sobre drogas? Cigarro vaporizado de tabaco e maconha”, do médico pediatra João Becker Lotufo. Com entrada gratuita, a palestra será apresentada no Teatro Municipal “Profª Olympia Faria de Aguiar Adami”, no dia 26 de junho, às 20h, e pretende alcançar pais, educadores, médicos e trabalhadores da área de prevenção ao uso de substâncias psicoativas. Conhecido como “Dr. Bartô”, João Becker Lotufo é responsável pelo Projeto Antitabágico do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e muito envolvido com a questão do tabagismo e do álcool entre as crianças e adolescentes.

O encerramento da semana se dará na manhã do dia 29, sábado, com uma caminhada de 1 Km partindo do Ginásio de Esportes “Pedro Ferreira dos Reis” (Docão) até a Praça 21 de Abril, onde haverá participação da Banda da Juventude, apresentação do canil da Polícia Militar e distribuição de folhetos informativos sobre as redes de serviços disponíveis na cidade. (Departamento de Comunicação PMS)