Estação de Tratamento de Esgoto de Cruz das Posses entra em operação

Estação de Tratamento de Esgoto de Cruz das Posses entra em operação
22/05/2020

Pela primeira vez, o Distrito de Cruz das Posses tem 100% do seu esgoto coletado e tratado. A obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foi finalizada e já está em operação, captando e tratando todo o esgoto do Distrito.

            Sempre colocando como prioridade a saúde e o bem-estar da população, assim como a sua qualidade de vida, a Administração Municipal trabalhou com afinco na construção da ETE. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, responsável pela coordenação dos trabalhos, a obra teve início em 2017 e é composta por duas estações elevatórias, arruamento e fechamento de área.

            O valor total do investimento chegou a R$ 4.567.507,20 e veio através de convênio celebrado junto à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, por meio do Programa Federal “Saneamento Para Todos”, através do Banco do Brasil.

            De acordo com o superintendente do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Sertãozinho (SAEMAS), Carlos Alberto dos Anjos, os benefícios se estendem à população e à preservação ambiental. “O sistema tem a capacidade para tratar 100% do esgoto de Cruz das Posses, com uma eficiência de 85%, o que já está melhorando a qualidade de vida dos moradores, e também da vida aquática dos córregos Santo Antônio das Pimentas e Tabocas, que banham o Distrito”, avalia o engenheiro.

            Ao todo, são 4 tanques (lagoas) de esgoto, sendo duas lagoas facultativas e duas lagoas anaeróbicas. Esse sistema de tratamento de esgoto implantado em Cruz das Posses foi projetado para atender uma população de saturação de até 16 mil habitantes. Isso quer dizer que essa é a população limite para o atendimento pleno do sistema. Atualmente, o Distrito tem em torno de 13 mil habitantes. “A previsão é de atendimento pleno do sistema até 2040, sem ser necessário qualquer tipo de ampliação. E é muito importante que todo o esgoto produzido em Cruz das Posses seja tratado de forma adequada, conforme as normas brasileiras exigidas”, comemorou o secretário distrital, Valdemar Antônio Firmino.

            A empresa responsável pela operação é a Aquarum Saneamento Ambiental Ltda., vencedora do processo licitatório. (Departamento de Comunicação PMS)

 

Legenda: Tanques da Estação de Tratamento de Esgoto já estão recebendo resíduos produzidos em todo o Distrito de Cruz das Posses