Escola de Sertãozinho é destaque em matéria nacional

Escola de Sertãozinho é destaque em matéria nacional
28/09/2020

A Escola Municipal Professor Raul do Prado Vianna foi destaque em uma reportagem divulgada pelo portal Carta Capital que detalhou o momento vivido pelos professores durante a pandemia. Com o título "Professores relatam experiências e desafios de aulas online durante pandemia", a matéria publicada no último domingo (20) revela uma atividade proposta pelos professores Jaime Rodrigo Marques da Silva e Dulcineia Aparecida Ramos com os estudantes do sexto ano da escola municipal

O sub título da matéria é "Show de talentos com professores e alunos". Na reportagem, é destacado que os docentes de Geografia utilizaram a música “A Casa”, escrita por Vinícius de Moares, e famosa na voz do cantor Toquinho, para que os estudantes pudessem refletir sobre a questão do lugar, sobre o pertencimento, a família.

“Também fizemos o vínculo com a escola, que é esse lugar ao qual eles também pertencem e atua no desenvolvimento deles, na formação da identidade”, disseram.

Uma aluna, no entanto, não se identificou com a música original. “A Maria Laura [Maria Laura Castro Silva, 11 anos) me disse que não se via naquela casa, e que estava com dificuldades de entrar na atividade”, conta o docente.

A aluna, então, resolveu fazer a sua própria letra que foi enviada ao professor. “O que mais me chama a atenção é o resgate afetivo que ela conseguiu trazer na letra, ao pensar sobre a casa dela, que foi construída pelos avós”, conta Jaime.

A música de Maria Laura foi musicada por Gabriela Silva Gonçalves, cantora e afilhada da professora Dulcineia Aparecida Ramos.

Com a atividade e a descoberta do talento da estudante, os professores acabaram envolvendo a escola toda e fazendo uma semana cultural online de dons e talentos.

“Cada um mostrou o que sabe, tivemos quem tocasse, cozinhasse, fizesse trabalhos de marcenaria. Foi uma forma interessante de mantermos o vínculo entre todos, para que não nos percamos de vista até o momento certo de voltarmos às aulas”, atesta o professor.

A matéria completa e o vídeo que traz a paródia podem ser acessados através do link  "https://www.cartacapital.com.br/educacao/professores-relatam-experiencias-e-desafios-de-aulas-online-durante-pandemia/#.X2c1U9pABng.twitter". (Com informações do portal Carta Capital)