Energia é a aposta da Fenasucro & Agrocana 2015

Energia é a aposta da Fenasucro & Agrocana 2015
08/04/2015

“Podemos gerar 6 vezes mais energia do que geramos hoje, a partir da biomassa da cana-de-açúcar, se houver investimentos”, afirmou o presidente do CEISE Br, Antonio Eduardo Tonielo Filho, durante o lançamento à imprensa da 23ª FENASUCRO & AGROCANA – Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética, na manhã de terça-feira, 31 de março, em Ribeirão Preto.

 

Segundo ele, algumas medidas já estão sendo tomadas em prol da recuperação do setor, como a volta da CIDE, o aumento de anidro na gasolina, redução do PIS/COFINS, diferimento do ICMS para outros produtos e subprodutos da cana, porém, “a cadeia ainda depende da definição clara do papel do etanol e da energia gerada da biomassa na matriz energética brasileira”, ressaltou Tonielo Filho.

 

De acordo com o presidente do CEISE Br, outra vitória conquistada foram os leilões específicos para biomassa, em que a energia gerada com a produção industrial da cana concorre com maior competitividade. “Estão programados três leilões para abril, junho e julho, e 75 projetos estão inscritos. Existe uma grande possibilidade de aprovação de pelo menos metade deles, proporcionando, consequentemente, demanda para bons negócios na Fenasucro & Agrocana 2015”, concluiu ele.

 

O diretor da STAB, José Paulo Stupiello, o presidente da Copercana e Cocred e presidente de honra da Fenasucro & Agrocana, Antonio Eduardo Tonielo, e o presidente da Canaoeste e da Orplana, Manoel Ortolan, também participaram da coletiva e ressaltaram a importância da feira para a retomada do setor.

 

“Igual à Fenasucro não existe outra. Lá você entra plantando cana e sai produzindo etanol, açúcar e energia”, descreveu Stupiello. Para ele, o evento é uma grande oportunidade de conhecer as melhores tecnologias e inovações para redução de custo de produção, um dos gargalos do setor.

 

Ainda de acordo com o diretor da STAB, “já passamos por outras crises e superamos. Esta também vai passar”, finalizou ele.

 

A Fenasucro & Agrocana é a maior feira do mundo do setor – realizada pelo CEISE Br e promovida pela Reed Exhibitions, que neste ano espera movimentar R$ 2,8 bilhões em negócios, em até seis meses pós-feira, volume 27% maior do que foi gerado em 2014, R$ 2,2 bilhões.

 

De acordo com a organização, serão mais de 500 expositores e mil marcas que ocuparão 75 mil m², do Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP), de 25 a 28 de agosto. São esperados 33 mil visitantes/compradores do Brasil e de mais 50 países. (Assessoria de Imprensa CEISE Br)