Eleitores vão às urnas amanhã domingo, dia 15

Eleitores vão às urnas amanhã domingo, dia 15
16/11/2020

Eddie Nascimento

 

Neste domingo, dia 15, os eleitores de todo o país votam para escolher prefeito e vereador. Em meio a pandemia do novo coronavírus, novas regras foram adotadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com medidas sanitárias para conter a disseminação da COVID-19.

Este ano por exemplo, todo o eleitor que for votar deverá usar máscara durante todo o processo eleitoral, levar sua própria caneta e fazer o uso de álcool em gel, antes e depois de votar.

Na 135ª zona eleitoral que abrange as cidades de Sertãozinho, Pontal e Barrinha, 148.585 eleitores estão aptos a votar nas 488 seções eleitorais.

Em Sertãozinho, houve um aumento no número de eleitores. Em 2016 eram 88.408, já neste ano o número subiu para de 95.006, um crescimento de 6.598 novos eleitores.

A cidade, juntamente com o distrito de Cruz das Posses possui um total de 306 seções, sendo dividas em 24 escolas. O maior colégio eleitoral fica na EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ortolan Bellini - Cida Bellini, com 20 seções, e 6.560 eleitores.

Na região, o município de Barrinha tem um total de 24.220 eleitores aptos a votar nessas eleições. A cidade possui um total de 83 seções, sendo dividas em oito escolas. O maior colégio eleitoral, em Barrinha, fica na EE Prof. José Luiz de Siqueira, com 18 seções, e 5.671 eleitores.

Já a cidade de Pontal, juntamente com o distrito de Cândia, tem um total de 29.359 eleitores aptos a votar nessas eleições. Pontal possui um total de 99 seções, sendo dividas em 12 escolas. O maior colégio eleitoral fica na EE Prof.ª Josepha de Castro, com 19 seções, e 5.809 eleitores.

É importante ficar atento nas orientações na hora de votar. O horário de votação foi estendido. Esse ano, as zonas eleitorais ficam abertas das 7h às 17h, com horário preferencial de 7h às 10h para maiores de 60 anos. O eleitor deverá no dia da eleição, usar máscara já que seu uso é obrigatório (quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser barrado na entrada). No local de votação o eleitor deverá passar álcool em gel nas mãos antes e depois de votar.

O TSE recomenda aos eleitores que levem a própria caneta para assinar o caderno de votações e que o eleitor permaneça pelo tempo mínimo necessário na seção.

 

Resumindo o dia da votação:

 

Uso de máscara - obrigatório (quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser barrado na entrada).

Álcool gel - eleitor deverá passar álcool em gel nas mãos antes e depois de votar.

 

Horário de votação - o período de votação foi ampliado. Será das 7h às 17h, com horário preferencial de 7h às 10h para maiores de 60 anos

 

Caneta - O TSE recomenda aos eleitores que levem a própria caneta para assinar o caderno de votações e que o eleitor permaneça pelo tempo mínimo necessário na seção.

 

Crimes - Constituem crime, no dia da eleição o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata; arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna; divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos; publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet (podendo ser mantidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente).

 Manifestação silenciosa - No dia da eleição, estão permitidas manifestações individuais e silenciosas da preferência do eleitor pelo uso de camisetas, bandeiras, broches e adesivos.

 Aglomeração de apoiadores - Estão proibidas aglomerações de pessoas com roupa padronizada até o término do horário de votação.

Confira os locais de votação em Sertãozinho e Cruz das Posses:

 LOCAIS DE VOTAÇÃO E SEÇÕES DE SERTÃOZINHO

 MANCHETE: Mais de 95 mil sertanezinos vão às urnas amanhã

 Amanhã, domingo, 15 de outubro, 95.006 pessoas aptas a votar em Sertãozinho devem ir às urnas escolher um prefeito e um

vereador para a próxima legislatura. As zonas eleitorais ficam abertas das 7h às 17h