DICA! - TV DIGITAL: saiba como sintonizar a STZ TV

DICA! - TV DIGITAL: saiba como sintonizar a STZ TV
15/05/2018

Mudança na forma de recepção dos canais tem gerado dúvida para telespectadores

Da Redação 

O sinal analógico já foi desativado este ano em Sertãozinho. A mudança trouxe mais qualidade de som e imagem para quem possui uma TV com conversor digital integrado, ou adquiriu um conversor e instalou em sua "boa e velha" TV de tubo. Mas a dúvida que muitos leitores tem enviado a redação do Jornal Agora Sertãozinho e Região é sobre como sintonizar a emissora de Sertãozinho, a STZ TV, que agora após a mudança, passou a operar através da sintonia 59.1 HD.

Antes de mais nada, é recomendável chamar um especialista para fazer a instalação e o direcionamento da antena para pegar o melhor sinal. Mas também é possível fazer a instalação por si mesmo em alguns casos. O recomendável é dispor dos equipamentos de segurança e trabalhar em duplas, com um instalando a antena e buscando a posição e outro sincronizando os canais na TV. Parece complicado, mas não é.

Vamos aos passos: 

1º passo: instalação da antena

Você precisará de uma antena UHF, como aquelas conhecidas como "espinha de peixe", que irá receber o sinal digital. Ela deve ficar no ponto externo mais alto da casa ou do prédio (não no forro nem ao lado do aparelho) e sempre ser instalada na horizontal e com as "espinhas" apontando para as laterais (e não de cima e para baixo). Para instalar, é preciso afixar os parafusos em uma estrutura sólida (mastro) e então apontar a outra extremidade para a estação transmissora digital

2º passo: colocação do cabo

Após instalar a antena, encaixe o cabo “coaxial” de transmissão na antena, rosqueando até o fim. Ele levará o sinal da antena até o conversor digital ou até a TV (caso já tenha o conversor instalado).

3º passo: conexão do cabo ao conversor ou à TV

Nesta etapa, leva-se o cabo da antena até o ponto onde está a TV. Quem tem uma TV das mais novas (fabricada a partir de 2012), com o conversor já integrado, poderá conectar o cabo diretamente no aparelho (nesse caso, você pode pular direto para o 5º passo). Quem tem uma TV mais antiga, terá de conectar o cabo em um conversor digital antes de acoplá-lo na televisão.

4º passo: conectar o conversor na TV

Será o momento de efetivamente levar o sinal Digital até seu aparelho de TV, identificando os novos canais. Ligue o conversor digital à sua TV, conectando os três cabos coloridos (RCA) de áudio e vídeo conforme as cores. A entrada costuma ficar na parte de trás ou na lateral da TV.

5º passo: sintonizar os canais

Essa etapa vale tanto para quem tem TV nova (com conversor integrado ou embutido) quanto antiga (que conectou o conversou separadamente). Será o momento de ativar a recepção do sinal digital e identificar os novos canais. Para quem tem o conversor integrado à TV, basta usar o controle remoto da TV e buscar automaticamente os canais. Quem instalou o conversor separadamente, usará o controle remoto do conversor para fazer as buscas dos canais. Se os canais não foram encontrados na primeira tentativa, será preciso reposicionar a antena do telhado para encontrar a melhor posição e então tentar sincronizar novamente. 

Seguindo esses passos você conseguirá sintonizar a STZ TV que, além do canal 59.1 HD, pode ser acessada através do www.stztv.org.br  e também no canal 4 da Net.