CURIOSIDADE - 2.670 estrangeiros irão concorrer às eleições deste ano

CURIOSIDADE - 2.670 estrangeiros irão concorrer às eleições deste ano
15/10/2020

As eleições municipais deste ano contarão com 2.690 candidatos estrangeiros. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maior parte dos postulantes irá concorrer ao cargo de vereador, com 2.511 candidatos. Em seguida, aparecem no ranking, candidatos a prefeito (94) e a vice-prefeito (85). A Constituição Federal estabelece que, para ocupar um cargo eletivo no país, o candidato estrangeiro deve ter cidadania brasileira ou ter sido naturalizado no Brasil. Já existe um acordo entre o Brasil e Portugal que permite que portugueses que morem em território brasileiro há três anos também possam se candidatar.

No entanto, para os cargos de presidente e vice-presidente da República, segundo a Constituição, os candidatos devem ser brasileiros natos, ou seja, precisam ter nascido em território nacional. Estrangeiros que eventualmente sejam eleitos aos cargos de deputado federal e senador também não poderão ocupar os cargos de presidente da Câmara dos Deputados ou do Senado.

De acordo com o TSE, 522.217 se candidataram às eleições municipais deste ano. Ou seja, os estrangeiros correspondem a apenas 0,5% do total de candidatos no pleito deste ano. (Com informações do Brasil 61)