Conferência Municipal de Assistência Social acontece nos dias 5 e 6 de setembro

Conferência Municipal de Assistência Social acontece nos dias 5 e 6 de setembro
06/09/2019

Um espaço de discussão, objetivando a construção de propostas e o estabelecimento de prioridades nas políticas, programas e serviços no âmbito da Assistência Social. Estamos falando da Conferência Municipal de Assistência Social que, em 2019, chega a sua 12ª edição, refletindo sobre o tema: "Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Estado de São Paulo."

            O evento será realizado nos dias 5 e 6 de setembro, próximas quinta e sexta-feira, das 8h às 12h, no Centro de Convivência do Idoso. O evento é aberto para o público em geral: gestores, representantes de entidades, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social e demais políticas, usuários dos serviços e munícipes com interesse na temática. A expectativa é atrair entre 100 e 150 participantes.

“Este é o momento de olhar para as diretrizes definidas na conferência anterior e analisar o que foi possível efetivar nas políticas públicas de assistência social nesses últimos dois anos, e como isso impactou o atendimento à população usuária do SUAS”, diz Juliana Cintra Freitas, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. “Nesse evento vamos também elaborar propostas que serão diretrizes para a Política de Assistência Social dos próximos anos”, complementa Juliana.

            Está prevista na programação, além da discussão dos eixos temáticos, a palestra “Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do SUAS no Estado de São Paulo” com a assistente social Maria Elide de Conti Travain, que possui mestrado em Serviço Social pela Unesp e doutorado em Psicologia Social pela USP, além de ter ampla experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social e Políticas Públicas. A profissional atua, inclusive, na Prefeitura de Ribeirão Preto e também como docente universitária.

Após a discussão dos eixos temáticos e da elaboração de propostas, será realizada a eleição dos delegados que representarão o município nas etapas estadual e nacional da Conferência. Serão 8 delegados no total, sendo a metade formada por representantes do poder público e a outra metade de representantes da sociedade civil. A etapa estadual das Conferências de Assistência Social acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro.

“É um momento muito importante, pois durante esta ação os usuários dos serviços têm a oportunidade de indicar propostas, emitir opiniões e ajudar na tomada de decisões para a efetivação de políticas públicas em prol da comunidade local”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Tatiane Cristina Pereira Guidoni. 

            A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social tem organização do Conselho Municipal de Assistência Social, com respaldo da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

            O Centro de Convivência do Idoso está localizado à rua Washington Luís, 603 – Alto da Semar. (Departamento de Comunicação PMS)