Complexo de Saúde de Cruz das Posses passa por melhorias em seu fluxo de atendimento

Complexo de Saúde de Cruz das Posses passa por melhorias em seu fluxo de atendimento
18/11/2019

 

            A Administração Municipal vem realizando um ajuste no fluxo de atendimento do Complexo de Saúde “Dr. Edgar da Silveira Pagnano”, localizado no Distrito de Cruz das Posses.

            Dentre as melhorias autorizadas pelo prefeito Zezinho Gimenez estão a contratação de um médico psiquiatra para atendimento na própria unidade, evitando o deslocamento dos pacientes dessa especialidade até o Ambulatório de Saúde Mental. “Entendemos essa como uma das principais mudanças no fluxo de atendimento do Complexo de Saúde, pois ela traz mais comodidade aos pacientes da área de saúde mental, os quais, em algumas situações, encontram-se fragilizados emocionalmente, apresentando dificuldades maiores que outros para realizarem esse traslado”, aponta a secretária municipal de Saúde, Angélica Lazarini.

            De maneira a complementar o atendimento na área de saúde mental no Distrito, a Secretaria firmou parceria com a USP, cujos profissionais farão o matriciamento dos pacientes em atendimento ou com encaminhamento para a área de psiquiatria.

            Na área das rotinas administrativas, o Complexo será contemplado com a implantação do prontuário eletrônico – um importante aliado para facilitar o trabalho das equipes e agilizar os atendimentos. “Também como forma de organizarmos as demandas de forma mais justa e eficaz, consultas da Atenção Básica, que engloba pediatria, ginecologia/obstetrícia e clínica geral, serão somente agendadas. A prática do encaixe não será mais aceita, já que a unidade conta com atendimento de urgência / pronto atendimento”, explica a secretária.

            Antes da implantação das medidas de organização do fluxo de atendimento, a secretária Angélica Lazarini e a diretora do Complexo de Saúde, Gisele da Silva, realizaram uma reunião com o secretário Distrital, Valdemar Antônio Firmino, e os vereadores Eduardo da Silva Dutra e Antônio César Peghini, na qual explanaram sobre as melhorias que seriam adotadas na unidade. (Departamento de Comunicação PMS)