Cerca de 30 mil eleitores ainda não fizeram o cadastramento biométrico em Sertãozinho

Cerca de 30 mil eleitores ainda não fizeram o cadastramento biométrico em Sertãozinho
07/10/2019

Você já fez o seu cadastro biométrico eleitoral? Caso não tenha feito, leia até o final para ficar por dentro das informações sobre o assunto. Neste ano de 2019 tornou-se obrigatório ao eleitor sertanezino realizar o cadastramento biométrico, que é o cadastro das impressões digitais em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

O cadastramento biométrico deve ser feito pessoalmente no Cartório Eleitoral de Sertãozinho. Antes, porém, é necessário realizar um agendamento pelo site www.tre-sp.jus.br ou pelos telefones 3947-8899 e 3945-4011. “É importante realizar o agendamento para evitar o risco de perder a viagem. Pois passam pelo Cartório Eleitoral cerca de 300 pessoas diariamente para cadastrar a biometria. Lembrando que atendemos também, além de Sertãozinho, os municípios de Pontal e Barrinha”, informa o chefe de cartório da 135ª Zona Eleitoral, Leandro Henrique Kockel Cintra.

No dia e horário agendados, o eleitor precisa levar ao Cartório comprovante de residência e documento de identificação oficial com foto, que pode ser RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho, por exemplo. Lá, a pessoa terá colhidas as suas digitais, foto e assinatura. O procedimento todo demora no máximo 15 minutos.

Leandro ressalta, entretanto, que até o dia 18 de outubro, os eleitores sertanezinos podem se dirigir diretamente ao Poupatempo para cadastrar a biometria, levando os documentos mencionados acima. “O cadastro biométrico no Poupatempo é uma facilidade para o eleitor, pois não precisa de agendamento. É também uma forma de agilizar o serviço, pois ainda precisam ser feitos cerca de 30 mil cadastros, o que equivale a aproximadamente um terço do total de eleitores de Sertãozinho e Cruz das Posses”, destaca Leandro. O Poupatempo fica à Rua João Borghetti, 1.661 – Jardim São José. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A biometria é a nova forma de identificação para a votação. O chefe do cartório eleitoral explica que, anteriormente, a liberação para o eleitor digitar seu voto na urna era feita por meio de apresentação de documento com foto. “Agora, com o cadastramento biométrico, essa liberação se dará com a colocação de sua digital no terminal do mesário da urna eletrônica, trazendo muito mais segurança e transparência para o processo eleitoral, uma vez que uma pessoa não poderia se passar por outra”, conta Leandro Cintra.

Quem não se cadastrar terá seu título eleitoral cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Além disso, eleitores em situação irregular com a Justiça Eleitoral têm vários prejuízos, como:

  • Não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
  • Não receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;
  • Não obter passaporte ou carteira de identidade;
  • Não participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias;
  • Não obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
  • Não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
  • Não praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;
  • Não obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Res.-TSE nº 21.823/2004;
  • Não obter qualquer documento nas repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

O Cartório Eleitoral de Sertãozinho fica situado na rua Elpídio Gomes, 1284. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Agende seu horário pelo site www.tre-sp.jus.br ou pelos telefones 3947-8899 e 3945-4011. Realize seu cadastro biométrico o quanto antes e evite filas no final do ano, quando o prazo será encerrado. (Departamento de Comunicação PMS)