Casacor Franca

Casacor Franca
02/10/2017

Os empresários Maurício Calixto e Maurício Siqueira, diretores da CASACOR FRANCA, com Livia Pedreira, diretora superintendente da CASACOR, recebem a imprensa na próxima segunda-feira, dia 2 de outubro, às 10 horas. A casa abrirá as portas para o Brunch com a imprensa. Jornalistas e convidados, de Franca, São Paulo, Ribeirão Preto e outras cidades, vão conhecer com exclusividade os mais de 30 ambientes da mostra. Eles serão recebidos pelos diretores da edição francana, os empresários Maurício Calixto e Maurício Siqueira, e pelos profissionais do elenco da CASACOR.

Para o público, a mostra será aberta no dia 5 de outubro, às 15 horas. O evento seguirá até o dia 15 de novembro, em um imóvel na Rua da Justiça, 655, no Parque dos Lima. Os horários de abertura serão às terças, quintas e domingos, das 15 às 21 horas, e sextas e sábados, das 15 às 22 horas.

CASACOR, pertencente ao Grupo Abril, é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Acontecerá em Franca pela primeira vez e a cidade será a única do interior paulista a sediar o evento em 2017. A expectativa é receber mais de 15 mil visitantes para viver experiências incríveis e ter contato com as principais tendências e novidades do universo da casa.

 

Lounge de Recepção da CASACOR FRANCA

 

Os designers de interiores Rodrigo de Moura e Bruno Lopes, do escritório Lopes de Moura Studios de Ribeirão Preto, estão no elenco da CASACOR FRANCA 2017. Os profissionais criaram o Lounge de Recepção da mostra, valorizando um costume muito forte no interior: o de Receber! Os profissionais trazem ao ambiente móveis e materiais exclusivos. Parte do mobiliário foi projetada pela dupla, exclusivamente para a CASACOR. Na decoração, a escultura da artista plástica Bia Doria, primeira-dama de São Paulo, e o quadro de G. Comini se destacam. G Comini é autor de obras feitas com técnicas de colagem manual usando recortes milimétricos de revistas. O espaço está imperdível!

 

Designers criam escada na CASACOR para ir além de um espaço de passagem

 

Uma escada para surpreender, transformada em um ambiente ousado e inovador dentro da casa, com elementos em plena harmonia. Essa é a proposta das designers de interiores Mônica Barcellos e Renata Afonso para a CASACOR FRANCA 2017. O objetivo das profissionais é fazer com que a escada deixe de ser uma simples passagem entre os pavimentos superior e inferior, mas proporcione aconchego e aguce todos os sentidos de quem circular por ela.

O principal conceito aplicado ao projeto são os muxarabis, trazendo-os para o ambiente com uma nova proposta de uso. "Vai ficar diferente e os visitantes vão se surpreender”, afirma Renata.

O guarda-corpo será de vidro e o corrimão feito em aço inox, materiais que levam leveza para o ambiente. “Fizemos um projeto para a escada bem diferenciado e elaborado, usando a criatividade, o bom senso e a estética. Temos certeza que ela será notada e apreciada”, disse Mônica.

Para otimizar o uso da área de circulação, a parte inferior trará um área para leitura e descanso. "Tiramos proveito do espaço reservado e aconchegante abaixo da escada para criar a sala de leitura e descanso e, com isso,  quisemos destacar nossa brasilidade, voltando nossos olhares para as esculturas, tapetes e objetos de arte criados por nossos artistas nacionais”.

A preocupação com a sustentabilidade é outro ponto forte no trabalho das profissionais para CASACOR. Um dos recursos adotados para reduzir o consumo de energia elétrica são as lâmpadas de LED .

 

Arquiteta resgata memórias da infância com bordado em ponto cruz na parede

 

A arquiteta Milena Cintra buscou inspiração nos bordados feitos pela avó e pela mãe para criar um ambiente que resgatasse as memórias da infância entre os visitantes da CASACOR FRANCA. Milena assina o projeto do Home Office da mostra de arquitetura, que será realizada na cidade de 5 de outubro a 15 de novembro.

A edição 2017 de CASACOR traz como tema “Foco no essencial”. A jovem arquiteta elegeu a família como ponto principal para seguir esse mote. “Família é o essencial, o realmente necessário, o fruto dos nossos valores”, afirma ela.

O espaço terá uma tela confeccionada em gesso e bordada em ponto cruz com tecido preto. O bordado está sendo feito pela própria arquiteta. A tela será instalada no teto e em uma das paredes. “Afinal, quem não teve uma toalhinha bordada quando criança para levar na escola? O Home Office foi criado para despertar e remeter cada um às lembranças de sua própria família”.

Proporcionar aconchego no único ambiente de trabalho da casa é outra prioridade no projeto para a CASACOR FRANCA. Um dos elementos usados para ter mais conforto é o forro acústico, além da iluminação indireta. “O forro é furado, o que faz com que as ondas do som não reverberem tanto, então o ambiente fica mais silencioso e agradável”.

O Home Office ainda terá muitos vasos de plantas. Para Milena, levar o verde, o exterior da casa, para o interior, é uma forma de deixá-la mais acolhedora e melhorar, inclusive, a produtividade.

Casacor Franca