BOA NOTÍCIA - IDEB confirma: educação de Sertãozinho é a número 1 na região, e está entre as 10 melhores do Estado

IDEB confirma: educação de Sertãozinho é a número 1 na região, e está entre as 10 melhores do Estado
11/09/2018

Um município que acredita na Educação e, por isso, investe em infraestrutura e na valorização de seus profissionais. É a síntese mais fiel do que acontece em Sertãozinho: cidade estimada em 124.453 habitantes (IBGE-2018), que na última segunda-feira, 03, teve uma de suas maiores conquistas em matéria humana – reflexos da responsabilidade social da Gestão Pública e do compromisso com a cidadania.

No início desta semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgou os resultados do IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, para os municípios brasileiros, tendo como referência o ano de 2017. E os resultados atribuídos a Sertãozinho foram os melhores possíveis: nota 7,2 no Ciclo I do Ensino Fundamental (5º ano) e nota 6,1 no Ciclo 2 (9º ano) – dados que conferem ao município o 1º lugar absoluto entre as cidades da região nos dois ciclos, além da 9ª posição entre todas as cidades paulistas, no Ciclo I, e a 7ª colocação em todo o Estado, no Ciclo II.

A título de comparação, a média nacional geral do IDEB foi de 5,8 para o Ciclo I e de 4,7 no Ciclo II. Avaliando a média geral das redes municipais do país, a nota do Ciclo I é de 5,6 e a do Ciclo II é de 4,3.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção, outros aspectos positivos também foram apontados pela pesquisa. “Individualmente, algumas de nossas escolas deram verdadeiros saltos no IDEB, sendo que a maioria delas teve nota bem superior à que foi atribuída ao município que ficou em primeiro lugar no Estado. Um exemplo: no Ciclo I, o município que ficou em primeiro lugar no Estado teve nota 8,0, enquanto nossa escola com melhor desempenho nesta mesma etapa alcançou nota 8,4”, analisou.

Extremamente satisfeito com o desempenho das escolas municipais, o prefeito Zezinho Gimenez avaliou um outro aspecto: o alcance antecipado das metas estipuladas. “O IDEB nos mostrou que, no Ciclo I, em 2017 já conseguimos atingir a meta prevista para o ano de 2023. No Ciclo II, também estamos bastante adiantados, e conquistamos, com dois anos de antecedência, a meta estipulada para 2019. Esses resultados muito nos orgulham, porque são a comprovação de que a Administração Municipal está no caminho certo, obtendo retorno dos investimentos realizados. Só podemos parabenizar todos os profissionais que integram a equipe da Secretaria de Educação, em todos os níveis; pois, se temos esta educação com tamanha qualidade, isso se deve à gestão administrativa da pasta muito bem conduzida, à dedicação integral dos educadores à profissão, aos profissionais que zelam pela manutenção do ambiente escolar, aos funcionários que se dedicam à alimentação dos nossos alunos, enfim, ao envolvimento de diversas pessoas, inclusive dos pais, que são peças importantes no acompanhamento da vida escolar”, declarou o prefeito.

Vale lembrar que, a Administração Municipal já tem confirmadas as construções de três novas escolas em Sertãozinho, sendo: 1 creche no Conjunto Habitacional “Anélio Celline”, 1 escola estadual de ensino fundamental e médio no Jardim Santa Rosa e 1 escola de ensino infantil e fundamental no Conjunto Habitacional “José Garcia da Costa”.

Os dados do IDEB estão disponíveis para consulta pública no site: ideb.inep.gov.br. (Departamento de Comunicação PMS)