Aplicativo “Hora Marcada” passa a operar oficialmente em Sertãozinho e Cruz das Posses

20/03/2020

Aconteceu, na manhã desta quinta, dia 12, o lançamento oficial do Aplicativo “Hora Marcada” – uma funcionalidade disponibilizada pelo Governo do Estado de São Paulo, que passa a atender os usuários do SUS de Sertãozinho e Cruz das Posses.

No ato, estiveram presentes o prefeito Zezinho Gimenez; o vice-prefeito, Nilton César Teixeira; a secretária municipal de Saúde, Angélica Lazarini; o diretor da Direção Regional de Saúde (DRS-XIII), Fabrício de Freitas Fonseca; além de outras autoridades do Executivo e Legislativo, e representantes da saúde privada.

O lançamento do aplicativo contou com demonstrações sobre o seu funcionamento e as ações disponíveis, como por exemplo: agendamentos, cancelamentos e reagendamentos de consultas. “O aplicativo Hora Marcada tem um peso muito grande na área da saúde, pois facilita muito a questão de marcar e desmarcar consultas em tempo real, sem precisar comparecer em alguma unidade. Isso ajuda também a evitar faltas dos munícipes nas consultas, além de termos um melhor aproveitamento das vagas disponíveis na rede”, pontuou o prefeito Zezinho Gimenez.

Em 2019, o município fez um total de 302.908 agendamentos. Desses, 172.006 na Atenção Básica e 130.902 para especialidades. Do total de agendamentos, 79.702 pacientes não compareceram, isso representa uma taxa de 26,31% de absenteísmo.

 

Sobre o aplicativo

 

Utilizando o APP “Hora Marcada”, os moradores de Sertãozinho e Cruz das Posses poderão acompanhar a agenda disponível na rede municipal de saúde em tempo real, assim como agendar consultas, num primeiro momento, para a Atenção Básica: Clínica Geral, Ginecologia / Obstetrícia e Pediatria.

Será possível também acompanhar os agendamentos e desmarcar consultas em outras especialidades. Nesse caso, se o paciente ainda precisar do atendimento em outra data, seu pedido vai retornar para a lista de espera na mesma posição em que entrou – este recurso é válido para consultas e procedimentos com maior demanda. Se não precisar mais do atendimento, o aplicativo também permite o cancelamento definitivo.

É importante destacar que, o agendamento presencial na Unidade Básica de Saúde ainda será mantida normalmente.

Lembrando que, por enquanto, a ferramenta está disponível para download na Play Store, para sistemas Android, e que, em breve, a versão em IOS será disponibilizada pela Prodesp, que é a desenvolvedora do aplicativo. (Departamento de Comunicação PMS)

 

Legenda: Sertãozinho e Cruz das Posses agora possuem o aplicativo Hora Marcada para agendamento e desmarcação de consultas