APL Metalmecânico de Sertãozinho já está em atividade

13/01/2020

O Ministério da Economia define os Arranjos Produtivos Locais (APLs) como ‘aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa’.

Em Sertãozinho, o APL Metalmecânico, cujo decreto foi assinado em dezembro de 2018, tem como objetivos desenvolver atividade cooperativa, aproveitando o potencial inovador e empreendedor dos agentes empresariais locais; gerar empregos e renda para a população; criar oportunidades para o acesso, diversificação, ampliação e desenvolvimento do atual mercado atendido pelas empresas participantes, proporcionando estratégias para inclusão nos mercados interno e externo; incentivar atividades de pesquisas científica e tecnológica relacionadas, principalmente, à cadeia produtiva do município; oferecer metodologia para melhorar o acesso ao crédito; e compatibilizar a atividade produtiva com a preservação do meio ambiente.

Para a sua governança, foi instituída uma Comissão de Desenvolvimento composta por presidência e vice-presidência, sendo Prefeitura Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e CEISE Br, nessa ordem, e por câmaras setoriais, com o CIESP Sertãozinho (Comércio Exterior e Relações do Trabalho); FATEC (Inovação, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento de Projetos); e IFSP (Relações Institucionais, Divulgação e Responsabilidade Socioambiental) – ambos campus Sertãozinho.

O grupo, durante o ano de 2019, se reuniu em diversos momentos, inclusive em imersões/oficinas com as entidades apoiadoras, SENAI e SEBRAE, para a elaboração do plano de diretrizes para a gestão do APL, apresentado por essa última. O Arranjo passa agora pela fase de formatação de seu estatuto e constituição jurídica para, enfim, afiliar as empresas/indústrias interessadas em compor o quadro e dispor de seus propósitos.

O objetivo é que, em 2020, todo o planejamento elaborado no ano passado ganhe “vida”, com vistas a uma ampla divulgação, de modo a envolver a comunidade local como um todo. (Departamento de Comunicação PMS e Assessoria de Imprensa CEISE Br)