Aluna de Sertãozinho é vice-campeã do concurso EPTV na Escola

Aluna de Sertãozinho é vice-campeã do concurso EPTV na Escola
29/11/2019

“Quando a mentira parece verdade. Esse foi o tema de 2019 do concurso “EPTV na Escola”, em que Sertãozinho conquistou a 2ª colocação com a redação de Júlia Fernanda Luiz dos Santos Oliveira. A aluna de 14 anos, que cursa o 9º ano na EMEIF “Prefeita Maria Neli Mussa Tonielo”, escreveu a redação “Carta aos desavisados”, na qual a própria fakenews expressa seus anseios de destruir a verdade, através do compartilhamento de notícias falsas pelos internautas.

Júlia, que gosta muito de escrever, achou o tema do concurso deste ano muito oportuno. “A gente precisa falar sobre isso, as fakenews, por ser um assunto que vem causando muita polêmica nos dias de hoje. É preciso fazer um alerta às pessoas”, opina a estudante.

De acordo com Maria Aparecida de Souza Carvalho, professora de língua portuguesa da adolescente, Júlia é uma aluna crítica, que quer saber o porquê de tudo. “Ela é também muito dedicada e aberta a aprender, por isso se mostra com bastante conhecimento”, declara a professora, mais conhecida como Lia. Com a sua orientação, a estudante escreveu uma crônica em primeira pessoa. “Já estamos trabalhando esse gênero desde o 8º ano, então ela teve facilidade para colocar o tema em prática. A preocupação foi só com o conteúdo. E está aí o resultado!”, elogia a professora.

Júlia diz ter gostado muito da experiência de escrever a redação e ter visitado os estúdios da emissora de televisão junto a outros 34 estudantes de Sertãozinho. Mas, conquistar o 2º lugar foi uma surpresa. “Ser semifinalista já foi muito legal. Chegar à final, mais ainda! Não esperava estar entre os três primeiros colocados. Eu e meus pais ficamos muito felizes”, comemora.

A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 27 de novembro, em Barretos. Um dia antes, os alunos, com um acompanhante, participarão de uma atividade recreativa. Todos os dez finalistas ganharão um televisor HD e os respectivos professores orientadores receberão um Kindle. Além disso, todos, alunos finalistas e seus professores orientadores, recebem certificado de participação e classificação na competição.

 

O concurso

 

O “EPTV na Escola” é um concurso de redação realizado pela emissora desde 1999, com o intuito de incentivar, ainda mais, jovens estudantes a mostrarem seus papéis na sociedade. Além disso, permite que os participantes conheçam o processo de produção de um telejornal e que utilizem a programação da emissora como recurso educacional.   De abrangência regional, é realizado para todos os alunos do último ano do Ensino Fundamental, tanto de escolas da rede municipal, quanto escolas estaduais e particulares, incluindo o SESI e o programa EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Em 2019, o EPTV na Escola da Região de Ribeirão Preto envolveu 24.756 estudantes de 376 escolas de 66 municípios. Desse total, 2.033 alunos visitaram os estúdios da EPTV Ribeirão. Com a premiação deste ano, Sertãozinho mantém a tradição de município com mais alunos premiados na história do concurso na região: 20 no total. “É o tipo de tradição que desejamos manter para sempre”, comemora a secretária municipal de Educação, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção, que emenda: “nossos alunos são nossos orgulhos. É por cada um deles que trabalhamos com afinco, para que nossa qualidade de ensino se supere a cada ano. Nosso reconhecimento à Júlia e à professora Lia pela conquista que muito nos honra”. (Departamento de Comunicação PMS)