Ação global para última atualização do ano no Bolsa Família será dia 30 de novembro

Ação global para última atualização do ano no Bolsa Família será dia 30 de novembro
29/11/2019

Você que é beneficiário do Programa Bolsa Família, atenção a essa informação! No próximo dia 30 de novembro, sábado, a Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e da Secretaria de Saúde, realiza uma ação de atualização das informações de saúde e acompanhamento de toda documentação do Programa. Por isso, os beneficiários do Bolsa Família devem comparecer, nesta data, às UBSs dos bairros Jardim Helena, Jardim Santa Rosa, Conj. Hab. Antônio Pedro Ortolan (Cohab 3) e Conj. Hab. Ulysses Guimarães (Cohab 8), das 8h às 17h.

            A ação é para todos os beneficiários de cada bairro e adjacentes. É necessário levar o cartão de vacina de todos os integrantes da família, o do programa e o da gestante (se houver), além do RG e Cartão NIS (Número de Identificação Social). A atualização é obrigatória, caso contrário, o beneficiário pode ser suspenso do programa.

            A atualização das condicionalidades de saúde é feita normalmente em todas as unidades básicas de saúde e consiste em vacinar crianças menores de 7 anos, medir e fazer o acompanhamento do crescimento das mesmas, e das mulheres de 14 a 44 anos. As gestantes devem fazer o pré-natal e ir às consultas na UBS regularmente. A segunda vigência para cumprimento das condicionalidades começou em agosto e vai até dia 20 de dezembro.

            Em Sertãozinho, há, atualmente, 4.039 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Os interessados em entrar no programa devem procurar primeiro o CRAS de seu território. Após a inclusão, as condicionalidades da saúde devem ser acompanhadas nas UBSs e a parte da Assistência Social nos CRASs.

“É importante ressaltar que, para participar do Programa, a família deve ter renda mensal de até R$ 178,00 por pessoa, sendo priorizadas aquelas que têm crianças e adolescentes em sua composição”, esclarece o diretor de departamento da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Felipe Aguiar Galdino Guiraldelli.

           Felipe ressalta que o Bolsa Família é um programa de transferência de renda direta às famílias, porém, o mais importante é garantir que tenham acesso às políticas de saúde, educação e assistência social. “Hoje, o município de Sertãozinho tem em cada um dos cinco CRASs um funcionário para realizar exclusivamente os atendimentos específicos do Programa, para facilitar o acesso às famílias. Assim, não é necessário se deslocar para locais distantes. Além disso, em todas as UBSs há a presença de profissionais prontos para realizar o acompanhamento às famílias”, finaliza. (Departamento de Comunicação PMS)