Ação global “Dengue Tô Fora!” recolhe quase 200 toneladas de possíveis criadouros do Aedes aegypti

10/02/2020

No último sábado, 1º de fevereiro, foi dia de mobilizar os moradores de Sertãozinho e Cruz das Posses contra o mosquito Aedes aegypti - cerca de 300 pessoas, entre agentes de controle de vetores e voluntários, visitaram as residências e forneceram material informativo para a população.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram coletadas 161 toneladas de inservíveis durante a ação do dia 1º, porém, por conta da chuva e pela grande quantidade de objetos descartados pelos munícipes, os serviços se prolongaram durante a semana, resultando em mais 30 toneladas, o que gerou um total aproximado de 200 toneladas de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, além ratos, baratas e escorpiões. “Só no sábado, foram 84 viagens de caminhões lotados de descartes”, aponta o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.

A Divisão de Controle de Vetores estima que cerca de 35 mil imóveis foram visitados efetivamente, e outros 15 mil estavam fechados. Independente disso, a secretária municipal de Saúde, Angélica Lazarini, destacou o balanço positivo da ação. “Temos que agradecer muito aos moradores por terem atendido o nosso chamado e aderido à ação, que segue o princípio de não deixar o mosquito nascer – atitude que está diretamente ligada aos cuidados de higiene que devemos ter em nossas residências. Além do mais, é preciso agradecer profundamente aos voluntários que trabalharam neste dia, seja na parte de visitação ou recolhimento, pois, sem eles, nada disso seria possível”, comentou.

O prefeito Zezinho Gimenez, que idealizou o megamutirão, destacou a coletividade das secretarias municipais. “É muito gratificante ver todos os atores da Administração Municipal empenhados em zelar pela saúde e integridade da nossa população. Foi uma união bonita de se ver, e nós esperamos que os moradores continuem conscientes de que conter a dengue é um compromisso de todos; nós realmente não podemos deixar o mosquito nascer”, concluiu. (Departamento de Comunicação PMS)

 

Legenda – Foto 1: Agente da ação Bloco “Dengue Tô Fora!” orienta morador no Distrito de Cruz das Posses