1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será na próxima semana

1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será na próxima semana
13/03/2019

Na próxima semana, nos dias 14 e 15 de março, acontecerá a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O tema abordado será: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

Trata-se de uma iniciativa do Conselho Municipal do Idoso em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que tem por objetivo a elaboração e execução da Política Municipal dos Direitos do Idoso, além de manter a atividade deliberativa, quanto à fiscalização e execução de políticas relativas aos direitos dos idosos, observando as diretrizes e legislações, com o objetivo de assegurar ao idoso as condições para a promoção de sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Segundo a presidente do Conselho, Lara Alice Ferreira, a população em geral está convidada a participar. “Essa Conferência serve para proporcionar melhorias para a população idosa, então, é importante que os cidadãos compareçam para dar sugestões; qualquer pessoa pode participar. Lembrando que, essas sugestões farão com que a equipe do Conselho entre em contato com as secretarias, para proporcionar um aperfeiçoamento nas políticas dos direitos dos idosos”, pontua.

Confira os locais e horários de realização das duas etapas da Conferência:

- 14/03, às 8h30, no Auditório Faculdade Anhanguera (Av. Antônio Paschoal, 1954 – Jardim São José) - Abertura oficial e explanação sobre o tema da Conferência.

- 15/03, às 8h30, no Centro de Convivência do Idoso (R. Washington Luís, 603 – Alto da Semar) – Discussão dos eixos temáticos.

Os eixos temáticos discutidos na Conferência serão:

  • Direitos fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas;
  • Subeixos: saúde, moradia, transporte, cultura/esporte/lazer, assistência social e previdência;
  • Educação: assegurando direitos e emancipação humana;
  • Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa.

A participação na Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é gratuita. (Departamento de Comunicação)