Publicidade:

http://www.rgbcomunicacao.com.br

Colunistas

Ronaldo Knack

Ronaldo Knack

Setor Sucroenergético

ronaldo@brasilagro.com.br

TORPEDOS

Postado em 27 de Agosto de 2013

  • A Folha de S.Paulo publicou matéria nesta última sexta-feira, com destaque de chamada de primeira página, revelando que a presidente Dilma “driblou seguranças e saiu de moto pelas ruas de Brasília nesta última semana”.
  • A revelação foi feita pelo ministro Edison Lobão, de Minas e Energia. Um leitor de Brasília, que acompanha a coluna através da internet, fotografou a moto que teria conduzido Dilma .
  • No ano passado, trabalhadores, fornecedores de cana, representantes da indústria de base e usineiros  realizaram evento no Teatro Municipal para mostrar o quadro de dificuldades vividas pelo setor sucroenergético.
  • Num primeiro momento, a UNICA apoiou o movimento.
  • Mas na sequência, o Conselho Consultivo da instituição decidiu esperar pela posição oficial da presidente Dilma em relação ao p...

Postado em 27 de Agosto de 2013

Comentários (3)

RADAR

Postado em 27 de Agosto de 2013

“O setor enxerga um preço futuro de etanol que não tem estimulado novos investimentos”, afirma o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto – Valor Econômico, 22/8
 
“Dólar ajuda, mas não compensa baixa do açúcar. Balanço das companhias de capital aberto mostra que precificação média recuou até 14% em 1 ano”  - Valor Econômico, 23/8
 
“Emprego tem o pior julho em 10 anos e ministro do Trabalho “torce” por agosto melhor”  - O Estado de S.Paulo, 22/8
 
“A fase do São Paulo tá tão ruim que estão perdendo até o título de Bambi pro Corinthians”  - José Simão, jornalista
 
“O dólar sobe e o Paraguai fica mais longe”  - De conhecido sacoleiro e trambiqu...

Postado em 27 de Agosto de 2013

Comentários (0)

FATOS & PERSPECTIVAS - ATO POLÍTICO SUPRAPARTIDÁRIO PODE SER PRIMEIRO PASSO PARA RETOMADA DE INVESTIMENTOS

Postado em 27 de Agosto de 2013

Pelas tensões e discussões acalarodas que envolveram o grupo convidado pelo prefeito José Alberto Gimenez (PSDB) de Sertãozinho para preparar o Ato Público de Defesa da Cadeia Produtiva Sucroenergética, que será promovido na próxima sexta-feira (30) no Teatro Municipal da cidade, tudo leva a crer que um primeiro e importante passo para a retomada dos investimentos no setor canavieiro pode ser dado.
Diferentemente do que ocorria até então, onde os trabalhadores eram os mais afoitos e dispostos ao “tudo ou nada”, desta vez foram os empresários que mostraram total insatisfação pelo “status quo”  que aí está e tendência à radicalização, ou seja, nem um pouco dispostos a promover um movimento pacífico.
Ao contrário, pois quando em junho teve início o movimento que levou milhões de brasileiro...

Postado em 27 de Agosto de 2013

Comentários (0)

TORPEDOS

Postado em 22 de Agosto de 2013

  • Foi totalmente blindada a passagem da presidente Dilma Rousseff, na manhã desta última segunda-feira, por Ribeirão Preto para a inauguração do etanolduto.
  • Ao enfatizar que o empreendimento reduzirá 95 mil viagens de caminhão por ano, faltou alguém lembrá-la que esta matemática só vale para a ida à Paulínia dos caminhões carregados de etanol produzidos aqui na região.
  • Não valem, portanto, a volta dos caminhões carregados de etanol que abastecem os tanques de etanol dos postos da região.
  • Mais, Dilma esqueceu de mencionar em seu discurso de que os recursos anunciados  com muita pompa para os produtores de cana no Plano Safra 2011/2012 até hoje não foram liberados.
  • E que o ProRenova também só beneficia quem não precisa de financiamento agrícola. Ou seja, a expressiva mai...

Postado em 22 de Agosto de 2013

Comentários (0)

RADAR

Postado em 22 de Agosto de 2013

“Produtores de cana pedem a Renan Calheiros a modernização da lei que regula o setor”  – Agência Senado, 15/8
 
“Virada à vista na balança do etanol. Desde julho não são fechados contratos de exportação do biocombustível aos Estados Unidos”  - Valor Econômico, 13/8
 
“GranBio e Rhodia se unem para produzir bioquímicos no Brasil. Companhias terão fábrica de bio n-butanol, em aporte estimado em UUS$ 250 milhões” - Idem
 
“Gastos do Tesouro para desconto da conta de luz podem chegar a R$ 17 bi”  - O Estado de S.Paulo, 16/8
 
“A única certeza: Aécio não é o candidato do PSDB, e se for não terá apoio de Serra” – Blog Zé Dirceu, 15/8

Postado em 22 de Agosto de 2013

Comentários (0)

FATOS & PERSPECTIVAS - SERTÃOZINHO ARTICULA FRENTE NACIONAL EM DEFESA DA AGROENERGIA E DOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Postado em 22 de Agosto de 2013

Com mais de 40 usinas fechadas nos últimos meses, fornecedores pagando para produzir cana, a indústria de base trabalhando com ociosidade superior a 60% e convivendo com a inadimplência de grande parte das usinas, a cadeia produtiva sucroenergética está a caminhando para a sua extinção e deixando o espaço que historicamente ocupou na economia brasileira.
O exemplo mais claro – e duro! – da crise é Sertãozinho, cidade que vive e respira cana-de-açúcar. A arrecadação municipal já caiu mais de 10%, ao mesmo tempo em que aumenta a procura de serviços de assistência na Prefeitura Municipal e os postos de saúde vivem uma superlotação jamais vista.
A explicação é simples: as cercas de 600 indústrias locais, focadas nas usinas, sem pedidos e com milhões de reais em recebíveis das usinas que ...

Postado em 22 de Agosto de 2013

Comentários (0)

TORPEDOS

Postado em 14 de Agosto de 2013

  • Este colunista foi convidado pela Thomson Reuters, maior agência de notícias econômicas e políticas do mundo, a participar como convidado e palestrante do Trading Brazil.
  • O Trading Brazil é voltado  para investidores do mercado brasileiro e reúne 250 participantes entre profissionais de instituições como HSBC, Citigroup, BTG Pactual, Bradesco, Itaú, Caixa, Santander e Louis Dreyfus, dentre outros.
  • Do respeitado jornalista Elio Gaspari: “Desde que o "monstro" foi para a rua, o governo da doutora Dilma (foto)  fez uma opção preferencial por encrencas que resultam apenas em trapalhadas”.
  • “Quis convocar uma constituinte exclusiva para desenhar uma reforma política e a ideia durou pouco mais que um fim de semana”.
  • “Sacou uma proposta de plebiscito a respeito da qual ne...

Postado em 14 de Agosto de 2013

Comentários (0)

GENTE QUE BRILHA

Postado em 14 de Agosto de 2013

O consultor sênior Carlos Araujo da TOTVS, maior consultoria de TI da cadeia produtiva sucroenergética, é o entrevistado do TV BrasilAgro desta semana. Formado em Harvard e com passagem por várias universidades brasileiras e estrangeiras, Carlos Araujo é mestre e doutor em engenharia e economista.
O programa pode ser assistido nos site www.brasilagro.com.br. O TV BrasilAgro é apresentado na STZ TV UHF Canal 59, de Sertãozinho, aos domingos (8h às 9h) com reapresentações às terças-feiras (15h15 às 16h15) e às sextas-feiras (21h15 às 22h15). Sugestões para o programa podem ser enviadas através do e-mail tv@brasilagro.com.br.

Postado em 14 de Agosto de 2013

Comentários (0)

RADAR

Postado em 14 de Agosto de 2013

“Sertãozinho completa 69 anos de história sem ter o que festejar.

Aniversariante do dia, Touro amarga Série A3 e lanterna da Copa Paulista”  – A Cidade de Ribeirão Preto, 6/8  
“A crise da cana é geopolítica, social e econômica” - Elizabeth Farina, presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica)
 
“O etanol hidratado, usado puro pelos carros flex, representa 25% do negócio cana, sendo que 25% seria o etanol não hidratado e 50% para açúcar”  - Idem
 
“Há empresários do setor que insistem em tentar fazer omelete sem quebrar os ovos. Ou, o que é pior, insistem em propor aos trabalhadores a parceria da galinha com a leitoa para produzir omelete, onde a primeira entra com os ovos e a outra com o tou...

Postado em 14 de Agosto de 2013

Comentários (0)

FATOS & PERSPECTIVAS - GESTÃO É O MAIOR PROBLEMA NAS EMPRESAS DO SETOR SUCROENERGÉTICO

Postado em 14 de Agosto de 2013

Fomos aqui os primeiros a denunciar, no final de 2007, a falta de políticas públicas para a cadeia produtiva sucroenergética. Quando a crise financeira internacional eclodiu no segundo semestre de 2008, a indústria de base já convivia com a falta de novos pedidos e suspensão de vários projetos.
Sempre apoiamos e incentivamos a oxigenação das instituições que representam os elos da cadeia produtiva. No final do ano passado, trouxemos mais uma importante contribuição para quem vive, investe e depende do setor canavieiro ao apresentar a série de 11 entrevistas e 9 programas sobre os fundamentos da crise do setor e sua retomada.
Agora, ao final da Série Especial Sobre Bioeletricidade, fomos buscar a opinião da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) através do seu gerente de Bioeletricidade, prof. Zilmar José de Souza; do...

Postado em 14 de Agosto de 2013

Comentários (0)

Mostrando 1 à 10 (de 279 encontrados)
  1. PÁGINAS:
  2. 01
  3. 02
  4. 03
  5. ...
  6. »